Envolver os filhos em atividades práticas dentro de casa é muito importante para que eles se desenvolvam e adquiram novas habilidades. Uma boa ideia é criar uma horta para crianças, pois essa atividade traz diversos benefícios.

Além de proporcionar contato com a natureza, ensina a responsabilidade, ajuda na educação alimentar e oferece novos conhecimentos na área da ciência. Por isso, envolver as crianças é uma forma de ter momentos agradáveis em família e, ao mesmo tempo, contribuir com o desenvolvimento infantil.

Neste artigo, vamos trazer 5 dicas para criar uma horta para crianças. Confira nossas sugestões!

  1. Escolher um local adequado

O local onde será feita a horta é muito importante para que ela dê certo. Se você tem um quintal, separe uma pequena área de terra para isso. Procure limpar o espaço, retirando pedras e cascalhos que possam atrapalhar.

Para quem mora em apartamento, existe a opção de plantar em vasos. Se possível, faça a horta na varanda, pois é essencial que o local escolhido receba luz do sol em pelo menos um período do dia.

  1. Selecionar as espécies

Depois disso, é importante escolher as espécies que serão plantadas, sejam mudas ou sementes. Alguns alimentos precisam de mais espaço, por isso são recomendados para hortas em quintais, como mamão, repolho, tomate, couve e berinjela.

Já para as hortas em vasos, é possível aproveitar melhor as áreas das folhas e temperos. Você pode plantar rúcula, manjericão, tomate cereja, alecrim, cebolinha, pimentão, alface, entre outras opções. Uma dica é escolher alimentos e temperos que façam parte da dieta da família. Desse modo, eles serão aproveitados no dia a dia, além de contribuir na economia familiar.

  1. Preparar a terra

Na sequência, é hora de preparar o terreno. É possível comprar a terra já adubada em lojas de jardinagem ou supermercados do gênero. De preferência para produtos sem aditivos químicos.

Revolva a terra antes de plantar, porque ela não pode estar compactada. Você também pode adicionar pedrinhas no fundo do vaso, que ajudam na drenagem e evitam que a terra tampe os furos.

  1. Plantar as sementes ou mudas

O ato de plantar pode ser feito com as crianças, que devem distribuir as sementes por toda a superfície, sem que fiquem amontoadas. No caso das mudas, é preciso cuidado para colocá-las nos vasos.

  1. Cuidar de cada planta

Para que a horta seja um sucesso, é fundamental continuar cuidando depois que tudo foi plantado. Ensine às crianças que cada planta precisa de uma quantidade de água e de sol e que é necessário acompanhar o crescimento e ver se tudo está certo.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para criar uma horta para crianças na sua casa. O desenvolvimento dos filhos é potencializado quando as famílias promovem atividades que incluem diversão e novos conhecimentos. Portanto, vale a pena investir nessa prática e aproveitar os benefícios que ela oferece.

Fonte: Escola Inteligência